O que é eneagrama e como incorporá-lo na educação da criança?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

Ene-o-quê? O nome parece um pouco complicado, mas o conceito do eneagrama está baseado no autoconhecimento e entendimento da personalidade do seu filho.

| + Saiba como encontrar bolsas de estudos de até 80%

O Eneagrama Infantil é uma adaptação do sistema de personalidade Eneagrama, originalmente desenvolvido para adultos, que busca compreender as características e padrões de comportamento das crianças. É uma ferramenta que ajuda pais, educadores e profissionais a identificar e entender os traços distintos da personalidade infantil, permitindo uma abordagem mais adequada para o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças.

Assim como no para adultos, o Eneagrama Infantil é baseado em nove tipos principais de personalidade, cada um com suas características, motivações e comportamentos específicos. Esses tipos são representados por números de 1 a 9, e cada criança tende a se enquadrar em um deles, embora possam haver misturas ou influências de outros tipos. Vamos entender melhor sobre cada uma delas e como incorporá-las na educação da criança? Continue a leitura.

O eneagrama infantil e seus 9 tipos principais de personalidade

O Perfeccionista:

Crianças desse tipo são organizadas, autoexigentes e têm uma busca constante pela perfeição e justiça.

O Ajudante:

Crianças do tipo 2 são carinhosas, generosas e preocupadas em ajudar os outros, buscando constantemente agradar e serem aceitas.

O Realizador:

Crianças desse tipo são determinadas, competitivas e têm um forte desejo de alcançar sucesso e reconhecimento.

O Romântico:

Crianças do tipo 4 são sensíveis, criativas e tendem a se concentrar em suas emoções e individualidade.

O Observador:

Crianças desse tipo são curiosas, intelectuais e têm um desejo por conhecimento e compreensão do mundo.

O Leal:

Crianças do tipo 6 são cuidadosas, ansiosas e tendem a buscar segurança e estabilidade.

O Entusiasta:

Crianças desse tipo são alegres, otimistas e buscam constantemente novas experiências e diversão.

O Desafiador:

Crianças do tipo 8 são assertivas, corajosas e tendem a ser líderes, buscando controle e independência.

O Pacificador:

Crianças desse tipo são calmas, pacíficas e têm uma forte capacidade de harmonizar conflitos e evitar confrontos.

Aplicando o eneagrama infantil na educação

Já que já falamos sobre as diferentes personalidades que podem ser estabelecidas pelo eneagrama infantil, vamos entender como funciona abordagem na aplicação da educação das crianças:

Compreensão individual:

Ao identificar o tipo de personalidade de cada criança, os educadores podem entender suas características, motivações e reações emocionais específicas. Isso ajuda a adaptar o ensino e as estratégias pedagógicas de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Promoção do autoconhecimento:

Conscientizar as crianças sobre seus padrões de comportamento e emoções pode ser uma ferramenta poderosa para que elas desenvolvam o autoconhecimento e a autorregulação emocional.

Respeito à diversidade:

O Eneagrama Infantil enfatiza a diversidade de personalidades e ajuda os educadores a valorizar e respeitar as características únicas de cada criança. Isso cria um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

Identificação de pontos fortes e desafios:

Ao conhecer os traços e tendências de cada tipo, os educadores podem ajudar os pequenos a potencializarem seus pontos fortes e trabalharem em suas áreas de desenvolvimento.

Comunicação efetiva:

O Eneagrama Infantil oferece insights sobre como cada tipo se comunica e recebe informações. Isso pode aprimorar a comunicação entre educadores e alunos, bem como a interação entre as crianças em sala de aula.

Estímulo à empatia:

Ao compreender os diferentes tipos de personalidade, as crianças podem desenvolver maior empatia e compreensão pelos colegas, o que ajuda a criar um ambiente de cooperação e respeito mútuo.

Adaptação do currículo:

Conhecer os estilos de aprendizagem dos alunos de acordo com seu tipo de personalidade permite que os educadores adaptem o currículo e as atividades para atender melhor às necessidades de cada grupo.

Mediação de conflitos:

O Eneagrama Infantil pode auxiliar os educadores na mediação de conflitos, ajudando as crianças a compreenderem suas diferenças e a encontrarem soluções pacíficas para os desafios do convívio escolar.

Estímulo ao crescimento pessoal:

Ao trabalhar com o Eneagrama Infantil, educadores podem ajudar as crianças a desenvolverem habilidades socioemocionais, autoconfiança e resiliência, contribuindo para o seu crescimento pessoal e bem-estar emocional.

É importante lembrar que o Eneagrama Infantil deve ser utilizado com sensibilidade e ética, mantendo o foco no desenvolvimento saudável das crianças e evitando qualquer forma de rotulagem ou estigmatização. O objetivo principal é criar um ambiente educacional positivo e inclusivo, onde cada criança possa florescer e alcançar seu pleno potencial.